Fique por dentro do que acontece em Inovação, Projetos, Engenharia e Gestão.

Voltar

Noticia

Tudo o que você precisa saber sobre a Internet das Coisas Industrial - IIoT

Atualmente o termo Internet das Coisas Industrial (IIoT) tem se tornado cada vez mais presente no contexto industrial já que a digitalização se tornou uma prioridade para muitas empresas. Mas o que é a Internet das Coisas Industrial IIoT?

A Internet das Coisas Industrial (IIoT), também chamada de Internet Industrial, agrupa Máquinas de alta tecnologia, Análises avançadas e Pessoas. É uma rede múltipla de dispositivos conectados por tecnologias que resultam em um sistema que pode monitorar, coletar, trocar, analisar e entregar resultados valiosos, com uma agilidade e precisão nunca vistos antes. Esses resultados podem auxiiar as empresas a tomarem decisões mais rápido e mais inteligentes.

A IIoT está transformando a indústria, mudando a forma como elas trabalham, seja permitindo que análises preditivas detectem corrosão dentro de tubulações de uma refinaria, fornecendo dados em tempo real de produção para descobrir a capacidade produtiva adicional em uma planta, ou mesmo dando visibilidade e controle sob os sistemas prevenindo ataques cibernéticos. As soluções em IIoT estão trazendo resultados incríveis para as empresas.

Combinando a comunicação máquina a máquina, análise de dados, tecnologia e segurança cibernética, a IIoT está levando a níveis nunca alcançados de eficiência, produtividade e performance. Como resultados, empresas dos mais diversos setores - como as de energia, óleo e gás, manufatura, saúde, aviação, etc. – estão experimentando transformações operacionais e benefícios financeiros.

Existe tanto potencial da IIoT mudar a forma como as indústrias trabalham que podemos prever os benefícios que a economia global terá por meio da IIoT:

  • 46% da economia global pode ser benefiada com a Internet das Coisas Industrial
  • 100% de impacto da IIoT na produção de energia
  • 44% de potencial de impacto da IIoT no consumo de energia global

Como posso investir em Internet das Coisas Industrial?

A IIoT está permitindo que líderes industriais transformem suas operações e gerem resultados. Mas, segundo pesquisas, somente 5% das empresas têm iniciado essa transformação digital – muito pela falta de uma plataforma adequada para isso.

Sistemas com IIoT irão conectar dados das máquinas a análises detalhadas com pessoas, fornecendo às empresas insights valiosos que permitirão gerenciar ativos e operações com mais eficiência. Por exemplo:

  • E se você pudesse usar análises avançadas para prever eventos antes que eles aconteçam? IIoT pode auxiliar sua empresa a sair de uma manutenção corretiva para uma preditiva, reduzindo os tempos de paradas não planejados, minimizando custos de manufatura, aumentando eficiência e aumentando a vida útil do maquinário.
  • E se você pudesse usar um painel de controle em tempo real para gerenciar sua capacidade produtiva, levando a melhores níveis de eficiência e otimização? Com IIoT você conseguirá digitalizar sua planta fabril tendo dados reais para otimizar seus processos.
  • E se você pudesse proteger seu sistema operacional de ataques cibernéticos? IIoT pode auxiliar sua empresa a tomar as ações corretas, garantindo segurança e mantendo a disponibilidade dos sistemas.
  • E se você pudesse ajudar seus operadores a saberem sempre as ações corretas que devem tomar? IIoT pode auxiliar sua empresa a, com precisão, monitorar, controlar e visualizar cada aspecto de suas operações, permitindo que os operadores tomem as melhores decisões, o mais rápido possível.

Soluções de IIoT estão ajudando empresas a obterem grandes ganhos de produtividade, disponibilidade e longevidade – tornando essa transformação digital da indústria possível.

A Internet das Coisas Industrial vs. Internet das Coisas

Qual a diferença entre IIoT e IoT? Uma forma de ver essa diferença é pensar na Internet das Coisas Industrial como uma conexão entre máquinas e dispositivos em  indústrias como óleo e gas, geração de energia, saúde, etc. nas quais muito está em jogo, onde uma falha em um sistema ou uma parada inexperada pode resultar em risco para vida, situações de alto risco ou impacto econômico. Por outro lado, a Internet das Coisas atua mais com dispositivos voltados para o nível do consumidor, como por ex. faixas de monitoramento cardíaco ou aplicações para casa. Esses dispositivos são funcionais e podem fornecer muita conveniência aos usuários mas tipicamente não lidam com situações críticas de emergência se ocorrer uma falha.

Por exemplo, a Internet das Coisas Industrial prevê máquinas que falem a seus operadores como otimizar a produtividade ou que detectem uma falha antes dela ocorrer, potencialmente poupando para a empresa bilhões de dólares. Enquanto isso, a Internet das Coisas inclui dispositivos como refrigeradores que comprem mais leite e ovos antes deles acabarem.

Com a IIoT concectando máquinas críticas, é possível obter resultados financeiros e operacionais incríveis.

Por exemplo, a GE cita que um de seus clientes, uma empresa de energia, economizou anualmente $.5 MM usando uma solução de IIoT para ganho de confiabilidade nos ativos, na planta e na frota. Outro cliente deles, também de geração de energia, usou uma solução de IIoT economizando aproximadamente £3MM por ano.

Quando se trata do poder da IIoT, o céu é o limite. Com cada vez mais dados sendo gerados de máquinas, sistemas e dispositivos cada vez mais conectados, o volume de insights críticos e de grande valor sendo gerados será ilimitado.

Mais informações em: https://www.ge.com/digital/blog/everything-you-need-know-about-industrial-internet-things



Entre em Contato