Fique por dentro do que acontece em Inovação, Projetos, Engenharia e Gestão.

Voltar

Noticia

Tendências no Salão do Automóvel de Tóquio

O salão do automóvel de Tóquio veio com muita tecnologia, apresentando carros e conceitos que deixarão o público comentando por muito tempo.

No site da CNN achamos as cinco maiores tendências do salão esse ano:

Tendência 1: Carros sem motorista

O chefe da Nissan Carlos Ghosn usou seu smartphone para trazer o conceito autônomo de sua empresa, o IDS, ao palco para seu lançamento. Ghosn prometeu que a primeira fase da tecnologia que foca em manter o carro em uma pista andando com tráfego pesado será incorporada nos carros em produção nos próximos 12 meses. A meta é em 2020 falar para o carro aonde queremos ir, sentar e curtir a viagem.

CEO da Nissan Carlos Ghosn próximo ao IDS

Tendência 2: O surgimento de uma sala de estar

Uma vez que se aceite que os carros serão autoguiados, não será mais necessária o layout convencional da cabine. O salão apresentou diversos veículos com o que a indústria está chamando “sala de estar” ou lounge seating, onde passageiros sentam e interagem no que parece ser um sofá comum em uma sala de estar.

O conceito da Mercedes com uma “sala de estar” no interior.

Tendência 3: Veículos com células de combustível

Reinaram os carros com células de combustível ou carros que misturam hidrogênio comprimido (armazenado em tanques de combustível como gasolina) com oxigênio para produzir eletricidade.

Mercedes e Lexus apresentaram conceitos com essa tecnologia que emitem nada além de água do escapamento.

A Honda está um passo a frente deles, apresentando o FCV Clarity, um veículo familiar de cinco portas com células de combustível que estará no mercado do Japão no começo da primavera de 2016. Seguido de vendas nos Estados Unidos e Europa.

FCV Clarity da Honda que será lançado em 2016, começando com 200 carros no Japão.

Os benefícios de carros com células de combustível são consideráveis. Eles têm toda a vantagem de veículos elétricos, como nenhuma emissão no escapamento, resposta instantânea do motor elétrico e nenhum barulho em motor de combustão.

Ao contrário de veículo elétrico, que demora bastante tempo para carregar, esses carros podem ser reabastecidos em poucos minutos.

O maior problema será encontrar postos de combustível compatíveis para tal tecnologia.

Tendência 4: Carros esportivos

Uma das principais atrações do evento foi a apresentação do Mazda RX-Vision. A Mazda estima que pode levar dois anos até que chegue a versão de produção do RX-Vision.

Mazda's RX-Vision irá reviver sua tecnologia de motor rotativo, previamente visto no RX-7.

A marca de motos Yamaha apresentou o Conceito Sports Ride. Seu primeiro quatro rodas que utiliza processo de fabricação do designer ex-F1 Gordon Murray, com alta tecnologia de construção em carbono, deixando super leve, o que permite que seja alimentado por um motor 1.0.

Primeiro quatro rodas da Yamaha - Sports Ride.

Tendência 5: Veículos conectados

Gastar menos tempo olhando para a estrada leva a maiores oportunidades de interagir com as diversas formas de comunicação atuais. Nissan Teatro é um exemplo disso, sem controles convencionais, comando de voz para a maioria das funções e um painel que pode mostrar de tudo, desde dados de navegação à arte personalizada.

Nissan Teatro para a era digital.

Misture uma cabine de carro em estilo “sala de estar”, um veículo que pode dirigir sozinho e que ande com hidrogênio e você estará olhando para um carro de 2025.

O Salão do Automóvel de Tóquio está ocorrendo desde 29 de Outubro e vai até 08 de Novembro.

A reportagem completa você pode ver em: http://edition.cnn.com/2015/10/29/autos/tokyo-motor-show/



Entre em Contato