A PaperLab, desenvolvida pela Epson, é o primeiro sistema de reciclagem de papéis compacto para ser usado em escritórios do mundo. Com essa inovação, a Epson promete revolucionar a reciclagem nos escritórios destruindo com segurança documentos e transformando os mesmos em papel novo, tudo isso num processo seco e rápido.
A Epson pretende iniciar a produção para comercialização da PaperLab em 2016 no Japão e posteriormente em outras regiões. As empresas que tiverem a PaperLab poderão produzir papéis de vários tamanhos, tipos e gramaturas, desde papel branco a cartões coloridos.
Um protótipo da PaperLab foi apresentado pela Epson em eventos em Tokyo em dezembro de 2015.
Como uma das líderes do mercado de impressão, a Epson sempre esteve envolvida com o uso de papel em seus produtos. Com isso em mente, a empresa decidiu desenvolver uma tecnologia que pode mudar o ciclo do papel, dando um novo valor ao papel e estimulando sua reciclagem.
Características da PaperLab:
1 – Processo de reciclagem totalmente embasado na realidade dos escritórios
Tipicamente papéis são reciclados em um processo extensivo que envolve transportar o papel usado do escritório para um centro de reciclagem. Com a PaperLab a Epson busca encurtar esse caminho, posicionando o processo de reciclagem no próprio escritório.
2 – Destruição segura de documentos confidenciais
Com a PaperLab, as empresas poderão descartar seus documentos confidenciais com total segurança. A PaperLab irá destruir esse papel até o nível de suas fibras, destruindo completamente a informação contida neles.
3 – Produção em alta velocidade de vários tipos de papel
A PaperLab produz uma nova folha de papel em cerca de três minutos, desde a colocação do papel usado e pressão do botão Start. O sistema pode produzir cerca de 14 folhas A4 por minuto e 6.720 folhas em um dia de trabalho de 8 horas. Além disso, pode ser produzida uma variedade de tipos de papel, de A4 a A3, em várias espessuras, de cartões de visita, papel colorido a uma simples folha em branco.
4 – Desempenho ambiental
A PaperLab produz papel sem usar água. O processo comum costuma usar um copo de água para fazer uma única folha de papel A4. Essa água consumida é um recurso global precioso, por isso a Epson acreditou que seria necessário um processo seco. Além disso, reciclar papel no escritório simplifica o ciclo de reciclagem e reduz a emissão de CO2.
A Tecnologia PaperLab
Para a PaperLab a Epson desenvolveu uma nova tecnologia chamada Dry Fiber que não utiliza água.
A tecnologia Dry Fiber consiste em três tecnologias separadas: fiberizing (transformar em fibras), binding (aglomerar) e forming (dar forma).
Fiberizing
Usando um mecanismo, o papel usado é transformado em longas e finas fibras felpudas. Esse processo destrói imediata e completamente documentos confidenciais. Como a PaperLab não utiliza água, não se torna necessária a instalação de tubulações. Isso, somado a seu tamanho compacto, torna fácil sua instalação em um escritório.
Binding
Uma variedade de aglomerantes diferentes podem ser adicionados ao material em fibras para aumentar a força da ligação, para o branqueamento do papel, para adicionar cor, fragrância, resistência a chamas, ou outra propriedade requerida para a nova aplicação.
Forming
Os usuários podem produzir papéis A4 ou A3, bem como cartões de visita, graças a essa tecnologia que permite controlar densidade, espessura e tamanho do papel.
A Epson espera auxiliar seus consumidores a aumentarem sua eficiência operacional provendo impressoras com alta velocidade e baixo consumo, que fornecem imagens de alta qualidade a baixo custo. E com o emprego da PaperLab, convertendo papel usado em novo, a empresa acredita que escritórios de todos os tipos irão mudar totalmente a forma como pensam sobre papel.
A notícia completa você pode ver no site da Epson em: http://global.epson.com/newsroom/2015/news_20151201.html
Se quiser ver mais sobre essa inovação, separamos um vídeo que mostra um pouco mais da PaperLab: https://www.youtube.com/watch?v=LL9YgFEHW5U