Fique por dentro do que acontece em Inovação, Projetos, Engenharia e Gestão.

Voltar

Noticia

O SEGREDO PARA CONQUISTAR CLIENTES E FAZER SEU NEGÓCIO CRESCER

Artigo de Steve Tobak para a ENTREPRENEUR

Peter Drucker, o pai do gerenciamento moderno, diz: “uma vez que o propósito dos negócios é criar clientes, as empresa têm duas – e somente duas – funções básicas: marketing e inovação. Marketing e inovação produzem resultados, todo o resto são custos.

Duvido que um grande executivo ou líder de empresa discorde dessa afirmação. Eu certamente não discordaria. Após tanto já ter sido escrito sobre vendas e marketing, é surpreendente como muito pouco irá de fato auxiliar no aspecto mais importante de um negócio: conquistar e manter clientes.

A razão para isso é simples, a maioria das pessoas atua em mercados altamente competitivos, o que significa que cada transação terá um ganhador e muitos perdedores. Só por essa razão é necessário ser consistentemente melhor e mais esperto na geração de clientes do que seus competidores.

Isso tudo deve parecer um desafio assustador, e possivelmente é mesmo, mas isso pode ser alcançado com estratégias inteligentes e execução consistente. Por exemplo, todos sabem que têm que se diferenciar, mas poucos são sagazes e disciplinados o suficiente para fazer isso acontecer. Ao invés disso, optam por caminhos mais curtos que nunca funcionam. Então, deixe-me dizer o que realmente funciona.

Passo 1: Foque em resolver um problema

Todo negócio de sucesso inicia da mesma forma: solucionando um problema. A chave é encontrar o problema certo. Tenha em mente que você não saberá de início como fazer, então siga em frente e, se não der certo, mude o foco. Isso vale tanto para o marketing de um produto, de um serviço ou de ambos.

Tome como exemplo o iPod e o iTunes da Apple. Aparelhos de MP3 circularam por um bom tempo, assim como serviços de download de músicas. Entretanto, ninguém combinou os dois tão perfeitamente, e foi essa combinação que levou a Apple ao negócio de eletrônicos para o consumidor.

Passo 2: Determine sua proposição única de valor

Garanto que a maioria dos negócios tem definições tão amplas que não possuem uma única proposição de valor ao consumidor. Por isso eles provavelmente fracassarão.

Provavelmente os problemas se darão no caixa da empresa, mas a causa por trás disso é que o mercado não tenha sido suficientemente segmento para atuar em um nicho específico.

Recentemente atuei com uma empresa desenvolvedora de Web chamada Engage Marketing Group. Eles costumavam construir websites para empresas grandes e pequenas, mas descobriram que isso era muito abrangente. Agora eles focam somente em publicitários, autores e bloggers. Desde então em tudo que fazem eles de fato são muito bons. Ironicamente, essa abordagem de nicho permitiu que eles ganhassem escala e crescessem.

Esse é um dos grandes paradoxos dos negócios. Como já disse Bill Davidow, executivo da Intel, em seu livro Marketing High Technology “A segmentação leva Davi a arrasar Golias”. Assim como muitos outros pontos nos negócios, quando se trata de foco de mercado, menos é mais.

Passo 3: Engaje seus clientes alvo

É triste ver como empreendedores e donos de pequenos negócios estão tão focados em construir suas marcas próprias e tentar fazer um nome no Twitter e Facebook quando, na verdade, a única coisa que deveriam estar comunicando é a sua vantagem competitiva exclusiva.

Veja bem, não importa se você gera conteúdo popular que viraliza se este não comunicar a única razão pela qual os consumidores deveriam se engajar com você. Ao invés de fazer a mesma coisa que todos estão fazendo, aja da forma mais efetiva possível para engajar seus clientes alvo, coloque todo o esforço para atingir esse alvo.

Passo 4: Entregue os bens

Por fim cabe dizer que você não conseguirá construir credibilidade e desenvolver uma reputação de peso a não ser que exceda as expectativas que despertou nas mentes dos clientes. Tenha sempre em mente: ninguém nasce bom em nada. Todos têm que começar de algum lugar e ninguém aprende a andar sem cair algumas vezes.

Lembre-se que se tornar o melhor em algo leva tempo e requer muita prática. Mas também tenha em mente que o grande alvo é conquistar e manter clientes. Assim, se você tropeçar ao longo do caminho, permaneça comunicando para seus clientes que você irá fazer o que for necessário para ganhar sua confiança e manter seus negócios e então faça isso de fato.

A maioria das empresas de sucesso, desde a Marvel Entertainment e Harley Davidson até FedEx e Apple tropeçaram em algum momento. Mas como disse Steve Jobs uma vez :“metade do que separa os empreendedores de sucesso dos que não obterão sucesso é puramente a perseverança”. Tenha sempre isso em mente e lembre-se, quando se trata de negócios, menos geralmente é mais.

Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/245559



Entre em Contato