Fique por dentro do que acontece em Inovação, Projetos, Engenharia e Gestão.

Voltar

Noticia

i9 Dicas de Produtividade para Pessoas Super Ocupadas

A produtividade é um diferencial entre aqueles que são bem sucedidos e os que não são. Líderes e empreendedores que estão no topo sabem como alcançar o que querem em menos tempo do que os outros. Podemos aprender muito com as táticas que essas pessoas de sucesso incrivelmente ocupadas usam para organizar bem os seus dias.

Separamos 9 dicas que valem a pena você experimentar para aumentar sua produtividade:

 

1. Tenha um foco

Algo que muitos dos empreendedores de sucesso têm em comum é a habilidade de focar no que realmente importa. Eric Schmidt, presidente executivo da Alphabet Inc., subsidiária da Google diz “Eu mantenho o foco. O que sempre falo todos os dias é: ‘Isso é o que fazemos. Estamos fazendo consistentemente e pode mudar o mundo?’”. Jason Goldberg , CEO da Fab.com dá esse conselho: “Escolha uma coisa para fazer e faça – e só faça essa coisa – melhor do que qualquer outro poderia fazer”. Muita energia irá sobrar se mantivermos o foco nas prioridades do nosso negócio. Esse é um dos principais atributos que separam os empreendedores comuns dos de sucesso.

2. Bloqueie as distrações

A lenda do tênis Martina Navratilova diz: “Eu me concentro em concentrar”. Para todos que não têm essa capacidade de se auto gerenciar, eliminando distrações, existem muitas tecnologias que podem bloquear essas distrações como, por exemplo: Rescue time , um aplicativo que mede como você utiliza seu tempo no computador para que você possa tomar decisões mais acertadas. Focus é outra ferramenta útil para focar em tarefas importantes bloqueando temporariamente sites de mídias sociais. (Você se distrai facilmente? Se sim, neste site você encontrará outros seis programas que bloqueiam distrações http://mashable.com/2012/01/03/block-internet-distractions-apps/#0mDvBJ6MASqS )

3. Determine um tempo limite para suas reuniões

Carlos Ghosn, CEO da Renaul e Nissan, é bastante rigoroso no tempo que dedica a reuniões não-operacionais de um único tópico. Ele permite o máximo de duração de 1 hora e 30 minutos. 50% do tempo para apresentação e 50% para discussão. Gary E. McCullogh, capitão reformado do exército americano e agora CEO da Carrer Education Group concede às pessoas metade do tempo que elas pedem para uma reunião ou entrevista. Isso as força a serem breves, claras e irem direto ao ponto. “Fazendo isso consigo solucionar diversas coisas no dia e fazer com que as pessoas entrem e saiam com muito mais efetividade” diz McCullough. Geralmente as pessoas não precisam realmente de todo o tempo que solicitam. Reuniões são como vampiros do tempo. Seja duro com esse dreno de produtividade endêmico, assim você conseguirá focar em tarefas de alto valor.

4. Defina rituais de produtividade

Tony Schwartz, CEO do The Energy Project sugere a criação de rituais que automatizem comportamentos para sermos mais produtivos, sem consumir nossas reservas de energia. Uma dica dele é priorizar uma tarefa para ser concluída por dia e iniciar seu dia com foco nela. “Se force a priorizar assim você saberá que irá finalizar ao menos essa tarefa crítica durante o período do dia em que você tem mais energia e menos distrações” diz Schwartz.

5. Acorde cedo

Pesquisas mostram que as manhãs podem fazer ou quebrar nosso dia. Não é incomum que CEOs de sucesso comecem seus dias antes das 6h da manhã. Como diz Laura Vanderkam em What Sucessful People Do Before Breakfast: a Short Guide To Making Your Morning – And Life, enquanto muitos dormem as pessoas de sucesso já estão de pé e já fizeram muitas coisas. Agora, se você não curte muito levantar tão cedo, Vanderkam aconselha que você comece a mudança aos poucos, por exemplo, levantando só 15 minutos mais cedo todo dia e, aos poucos, você já terá se acostumado e aumentando suas manhãs.

6. Agrupe suas interrupções

Essa ideia vem do dono de restaurante Danny Meyer. Ele pede que sua assistente agrupe todas as questões a serem discutidas em uma lista para que ela não fique o interrompendo diversas vezes ao longo do dia de trabalho. Experimente isso com sua equipe, peça que agrupem todas as perguntas e questões não urgentes. Assim você não irá se distrair com interrupções que não agregam valor.

7. Terceirize assuntos pessoais

Pessoas altamente produtivas são seletivas sobre como gastam sua energia. Eles não desperdiçam energia em tarefas que outros podem fazer. Por exemplo, Alexis Ohanian, fundados da Reddit, usa serviços como o Fancy Hands, um exército de assistentes virtuais. Muitos utilizam serviços de compras online como o Amazon´s Subscribe and Save, serviços do seu mercado local que entregam suas compras online em casa e serviços como os da Plated, que entrega em sua casa os ingredientes perfeitamente medidos para o preparo de refeições elaboradas por chefs. Faça uma análise do custo/benefício de como você gasta seu tempo e veja se não vale a pena passar para outros essas tarefas repetitivas do cotidiano. Assim você poderá focar no que trará valor para a sua empresa.

8. Registre todas as ideias criativas

O renomado cientista Dr. Linus Pauling disse que “A melhor forma de ter uma boa ideia é ter um monte de ideias”. Muitos líderes e empreendedores são visionários que geralmente não deixam passar boas ideias. Contudo capturar todas essas ideias geralmente é um desafio para pessoas ocupadas. Para isso, faça uso de ferramentas como o Evernote, uma ferramenta popular, gratuita, para coletar ideias. Veja também uma lista com outras ferramentas interessantes em: https://lifedev.net/2008/08/14/idea-capture-tools/

9 Use a tecnologia a seu favor

 

Existem diversos programas que ajudam um pequeno empreendedor a ser mais efetivo e aumentar sua produtividade. Algumas dessas ferramentas, muitas delas gratuitas, que podem te auxiliar: Dropbox para armazenar arquivos online, Any Meeting para webinars, Basecamp para gestão de projetos, Trello para acompanhar projetos e prazos, e Hootsuite ou Buffer para agendar seus posts nas mídias sociais.

Quer ver mais dicas? visite https://www.americanexpress.com/us/small-business/openforum/articles/productivity-tips-from-incredibly-busy-entrepreneurs/



Entre em Contato