Transformar suas ideias em realidade é possível.
Veja como fizemos isso em alguns de nossos clientes.

Case

Simulação e Análise CAD | CAE

CLIENTE: Fabricante de componentes para motocicletas.

DESAFIO: Avaliar a integridade estrutural de um novo produto desenvolvido pela empresa em ambiente CAD | CAE no que diz respeito ao seu desempenho funcional. O produto deve satisfazer as restrições e especificações de segurança, suportando as cargas previstas, e garantir sua integridade física ao longo de sua vida útil.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO: a execução desse projeto considerou algumas etapas de verificação, definição e confi guração do software para a correta simulação do novo produto, sendo elas:

  • Verificar o arquivo CAD, para confirmar a inexistência de interferências, avaliar as relações de montagem, identificar os componentes de fixação, definir os itens incluídos na simulação considerados rígidos e flexíveis, e os itens excluídos da simulação;
  • Definir as propriedades dos materiais da montagem, incluindo essas especificações no banco de dados do Software CAE;
  • Definir as cargas estáticas e dinâmicas aplicadas à montagem e ângulos de aplicação das forças, segundo as condições reais em que a montagem será submetida; e,
  • Definir quais análises realizar para simular as condições reais em que o produto estará submetido, sendo elas: análise estática de resistência a uma dada força; teste de impacto, simulando uma queda; e a simulação de fadiga, para avaliar a vida útil do componente frente aos esforços repetitivos.

Como base nisso, foram definidos oito cenários para realizar a análise. O software CAE foi configurado para simular as três análises, segundo cada um dos oito cenários.

RESULTADOS: Ao final das simulações todos os dados de cada um dos cenários foram analisados e compilados em um relatório técnico final. Como resultado sugerimos algumas orientações para otimizar o projeto do novo produto, sendo as principais:

  • Alterar a geometria de uma área específica de uma das peças do conjunto que forma o produto. As simulações apontaram um aumento de tensão acima do limite de escoamento em uma área muito específica da peça, que não afetaria a integridade física do conjunto, mas poderia comprometer a estética do novo produto com a deformação plástica;
  • Otimizar algumas peças do conjunto, pois se observou uma grande diferença entre a tensão máxima e mínima resultante aplicada ao produto, em todas as simulações realizadas. Esse resultado aponta para a possibilidade de otimizar o uso de material e consequentemente reduzir seu custo e tempo de fabricação, aumentando a margem de contribuição do produto; e,
  • Substituir o material utilizado por outro como módulo de elasticidade similar ao material utilizado nos componentes adjacentes para evitar o escoamento plástico do produto frente à magnitude das forças consideradas na simulação.


Entre em Contato