Transformar suas ideias em realidade é possível.
Veja como fizemos isso em alguns de nossos clientes.

Case

Projeto de Produto

Cliente: Fabricante de equipamentos ambientais
Desafio: Inovar em um equipamento de separação de óleo e água, buscando melhoria de eficiência operacional com manutenção do custo de produção.
Desenvolvimento do Projeto: O primeiro passo do projeto foi analisarmos detalhadamente o problema real que o equipamento solucionaria. Para auxiliar, pesquisamos tecnologias que solucionavam total o parcialmente o problema, normas, legislação, patentes e produtos concorrentes associados ao equipamento. Feito isso, identificamos todos os clientes/envolvidos com o produto ao longo do seu ciclo de vida (projeto, fabricação, uso, descarte) para descobrir o que cada um deseja com o produto. Utilizando ferramentas de pesquisa, coletamos as necessidades e traduzimos as mesmas em “linguagem de engenharia” para guiar o projeto do produto. A aplicação da ferramenta QFD (Quality Function Deployment) facilitou a especificação completa do produto a ser desenvolvido, com aspectos mensuráveis para serem averiguados ao longo do projeto.
A próxima fase foi a elaboração de um design inovador para o mesmo, que atendesse a todas as especificações definidas para o produto. Nossa metodologia utiliza a ferramenta de Modelagem Funcional para desdobrar o produto em partes menores, garantindo assim inovação ao aplicar ciclos de abstração e concretização. Desdobramos o produto em pequenas partes chamadas funções e para elas criamos soluções. Ao combinar essas pequenas soluções, criamos vários designs para o produto que solucionam o problema de projeto. Realizamos, então, reuniões de análise das soluções para escolher a que melhor atenda às especificações definidas para o produto.
Com o design definido, partimos para a prototipagem do produto, que envolve testes das soluções criadas, simulação de uso e esforços, desenvolvimento de melhorias, até que o design final atendesse a todas as especificações do produto da forma mais otimizada.
Definido o design final, nossa equipe pôde realizar o detalhamento do projeto de engenharia do produto, tendo a certeza de que o produto operava de modo eficiente, sendo atrativo e necessário para o mercado.

Resultados: Ao final do projeto o cliente obteve o projeto CAD de um produto inovador que apresentou acréscimo de 500% na eficiência operacional, redução do número de peças e consequentemente redução do custo de fabricação.
Nossa satisfação foi o cliente visualizar a inovação gerada e seu potencial comercial, ao possuir um produto agora com alto valor agregado, percebido e orientado pelas necessidades e desejos de todos os clientes. Ao final deste projeto, nosso cliente conquistou um produto altamente inovador, com alto desempenho, robustez, confiabilidade, mais facilidade na montagem e manutenção, além de ser economicamente atrativo frente à concorrência, uma vez que os concorrentes custam no mercado 2 vezes ou mais.
Com este projeto tivemos mais uma vez a comprovação de que, ao investir em inovação, a empresa irá naturalmente aumentar sua lucratividade sem competir por preço. Deste modo poderá estabelecer grande diferencial competitivo frente à concorrência, fortalecendo sua marca no mercado.



Entre em Contato