Transformar suas ideias em realidade é possível.
Veja como fizemos isso em alguns de nossos clientes.

Case

Processo de P&D

Cliente: Multinacional do setor de engenharia geotécnica, hidráulica e de proteção ao meio ambiente.

Desafio: Estruturar o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para gerar inovações, otimizando prazos e minimizando o uso dos recursos.

Desenvolvimento do Projeto: Para guiar esse projeto, nossa equipe inicialmente identificou junto à alta direção os objetivos estratégicos do processo de P&D que seria desenvolvido. Com a estruturação do P&D, nosso o cliente desejava fortalecer o desempenho do departamento de P&D; aumentar a lucratividade da empresa com base em novos produtos; e, estabelecer diferencial competitivo no mercado.
Tendo esses objetivos em mente, realizamos um diagnóstico detalhado de como o P&D estava estruturado na empresa, como eram realizadas as inovações e quais as características e peculiaridades que deveriam ser consideradas no novo processo de P&D. Com isso validamos um Mapa de Contexto no qual o departamento e as inovações estavam inseridos na empresa.
Passamos então para a estruturação de um novo processo de P&D que considerasse todas as particularidades dos projetos de inovação da empresa. Considerando, então, rotina de trabalho, contexto dos projetos, campo de inovação e cultura da empresa, estruturamos um processo guiado por meio de manual em 7 fases com 30 atividades desdobradas em 81 tarefas, a serem executadas com o apoio de 32 métodos e ferramentas de inovação, especificamente adaptados à empresa.
Após isso, realizamos um treinamento prático de todos os departamentos envolvidos de forma interativa. A medida que a equipe era treinada no processo, imediatamente utilizavam o processo e suas ferramentas, gerando inovações reais e aplicáveis que estavam alinhadas com as estratégias da empresa. Ao final, a equipe estava treinada e sensibilizada no processo de P&D, várias ideias geradas e um produto desenvolvido.

Resultados:Ao final deste projeto, o cliente contou com um departamento de P&D com novas rotinas de trabalho pensadas e desenvolvidas para a realidade e contexto da empresa. As funções e responsabilidades estavam claras e formalizadas entre os envolvidos, facilitando o controle e cumprimento de metas.
A equipe estava capacitada e sensibilizada com o novo processo de P&D estruturado em atividades apoiadas por métodos, ferramentas, pontos de controle e critérios definidos de aprovação.
A cultura de inovação foi incorporada na rotina dos colaboradores da empresa, potencializando o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Deste modo o cliente garante sustentabilidade e crescimento ao longo do tempo.
Um produto inovador foi gerado durante as capacitações e novas ideias alimentaram o banco de ideias da empresa para posteriores desenvolvimentos.
O processo teve resultados tão satisfatórios que foi replicado na matriz da empresa na Itália e será o guia de desenvolvimento padrão de outras filiais no mundo.



Entre em Contato