Transformar suas ideias em realidade é possível.
Veja como fizemos isso em alguns de nossos clientes.

Case

Planejamento e Controle de Produção

Cliente: Indústria de Resinas Plásticas
Desafio: Aumentar produtividade, redução de desperdícios e controle por metas da produção.
Desenvolvimento do Projeto: Para iniciar, buscamos compreender detalhadamente o contexto do cliente, como forma de garantir que soluções coerentes para suas dificuldades produtivas fossem desenvolvidas no projeto. A primeira técnica utilizada foi de Mapeamento da Rede de Operação Produtiva, que identifica os atores do processo, insumos, produtos e recursos, por meio de Entrevistas, Questionário Estruturado e Análise Documental.
Feito isso passamos para a Modelagem Detalhada do Processo Produtivo, por meio de Fluxos de Materiais e Informação. Nossa equipe desenvolveu uma forma inovadora de apresentar esses fluxos, com suas entradas, saída, insumos, mão de obra, tempos e controles. Essa forma facilita a visualização e compreensão do processo por todos, a identificação dos pontos de melhoria, das boas práticas, serve de excelente ferramental para treinamentos no cliente, e, como foco neste projeto, auxilia no processo de controle produtivo.
Feito isso, com base nos preceitos do Just in time, identificamos os oito tipos de desperdícios que afetam diretamente a produtividade (Superprodução, Tempo de Espera, Transporte, Processo, Estoque, Movimentação, Produtos Defeituosos e Transferência) e propomos meios de mitiga-los, desde com ações comerciais, passando por Plano de Produção até ferramentas de controle de insumos. Para os pontos de melhoria e para reduzir os desperdícios foi elaborado um Plano de Ação executado que trouxe resultados imediatos. Para auxiliar no planejamento de ações de organização da planta, aplicamos os conceitos do 5S.
Com toda essa base fundamentada de informações foi desenvolvido o sistema de Planejamento e Controle da Produção, com processos e ferramentas. Todo esse conjunto formalizou o padrão de trabalho a ser seguido pela equipe no Planejamento, Registro de Dados de Execução e Controle com Medição de Desempenho da Produção em todas as operações produtivas.
Para facilitar o controle da produção pela alta direção, elaboramos um Dashboard com os principais KPIs. Por fim, para que o cliente detivesse total controle do processo desenvolvido, estruturamos um Manual Operacional com a explicação passo a passo de como seguir o processo e como utilizar todo o ferramental desenvolvido.
Resultados: Com este projeto, nosso cliente passou a ter os meios necessários para planejar e controlar sua produção. Seu processo produtivo foi organizado, validado e disseminado, segundo um fluxo de material e informação.
As metas de produção em cada etapa do processo passaram a ser explicitadas para a equipe e os valores reais de desempenho da produção controlados por KPIs específicos.
Toda a tecnologia de PCP desenvolvida, com seus processos, ferramentas e controle foi transferida para a equipe utiliza-la. Com isso, o cliente passou a ter meios para operar na máxima capacidade produtiva, que atenda a demanda e permita a expansão de mercado.



Entre em Contato