Transformar suas ideias em realidade é possível.
Veja como fizemos isso em alguns de nossos clientes.

Case

Planejamento e Controle de Parada de Manutenção

Cliente: Indústria Petroquímica

Desafio: Gerenciar a parada geral de manutenção de uma planta petroquímica para que mais de 35.000 atividades de manutenção sejam executadas dentro do prazo disponível de 45 dias e dos custos programados de U$ 1 bi, com mais de 6.000 operadores por turno.

Desenvolvimento do Projeto: Este projeto ocorreu em 4 fases:

1.            Planejamento do Projeto “Parada de Manutenção” – iniciamos esta fase com a coleta das informações iniciais e especificações técnicas do projeto junto aos técnicos de cada setor da empresa para elaborar o plano do projeto. Feito isso, foram desenvolvidos os planos de: escopo, tempo, custos, recursos humanos, aquisições, riscos, integração, qualidade, comunicação, monitoramento, controle e encerramento do projeto.

2.            Simulação –por se tratar de um projeto de extrema complexidade e com restrições muito fortes de prazos, custos e recursos, após validar o plano do projeto, foi realizada uma simulação da rotina de monitoramento e controle do projeto. O objetivo da simulação foi garantir que a rotina do centro de controle estivesse alinhada com o apontamento de execução da obra e que demonstrasse à diretoria o andamento do projeto em tempo real. Tudo isso para garantir a entrega do projeto no prazo. A simulação foi realizada considerando os minutos disponíveis para apontar no Software Primavera todos os avanços de cada período (2 períodos) e gerar o relatório de avanço físico do projeto todos os dias as 6h:00min e as 18h:00min pontualmente. Com isso testamos as ações necessárias para garantir que todos os resultados deste processo fossem fidedignos e funcionassem durante o processo de controle do projeto. Foi de extrema importância para o sucesso do projeto o comprometimento e participação do cliente e de todos os envolvidos com o projeto nos treinamentos e simulados.

3.            Monitoramento e Controle Periódico – esta fase foi o cerne do projeto, quando todas as informações reais do projeto eram processadas e comparadas com o plano original. Foi desenvolvido um Dashboard do projeto que resumia o projeto para a diretoria da empresa. A cada 12 horas a equipe de controle atualizava toda a base de dados do projeto e gerava novos relatórios. Dessa forma conseguimos manter o projeto dentro do prazo, nosso item crítico, pois tínhamos que executar mais de 35.000 atividades em 45 dias.

4.            Fechamento Administrativo do Projeto – nesta fase finalizamos o registro detalhado de todas as ações desenvolvidas durante o projeto, (planejamento, execução, monitoramento e controle). Todos os documentos e arquivos eletrônicos gerados e utilizados durante a execução do projeto foram devidamente registrados e arquivados. O relatório final do projeto foi desenvolvido considerando vários tipos de documentos, resultando aproximadamente 13.000 páginas. Para organizar e facilitar a busca dessas informações foi desenvolvido um sistema de gerenciamento eletrônico de documentos. Essas informações servirão como base para auxiliar o cliente em uma próxima parada de manutenção.

Resultados:

Escopo – projeto executado rigorosamente dentro do escopo planejado

Tempo – no 45º dia a Planta voltou a especificar etileno

Custo – baixo impacto nos custos uma vez que o escopo e o tempo foram rigorosamente atendidos.

Qualidade – com o apoio dos processos operacionais do centro de controle, tanto a qualidade técnica da manutenção da planta quanto a qualidade gerencial do projeto foram garantidos, com informações precisas e no tempo correto.

Riscos – os riscos do projeto foram minuciosamente planejados, com respostas a todos os riscos identificados. Por ter esse plano detalhado, nenhum evento ocorreu fora do planejado.

RH – histograma detalhadamente planejado de acordo com a evolução do projeto minimizando os custos e ociosidade.

Comunicação – o plano de comunicação foi detalhado especificamente para fornecer informações técnicas aos executores e informações gerenciais aos gerentes e acionistas no menor tempo possível.

Aquisições – o processo de planejamento geral auxiliou a equipe de compras no planejamento e execução das aquisições para garantir o tempo máximo de 45 dias de execução da parada geral.

Integração – todas as informações do projeto foram organizadas, no planejamento, na execução e no encerramento do projeto de parada geral, garantindo a qualidade e confiabilidade técnica e gerencial ao projeto.



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