Transformar suas ideias em realidade é possível.
Veja como fizemos isso em alguns de nossos clientes.

Case

Custos de Produção

Cliente: Fabricantes de tapetes
Desafio: Instrumentalizar a empresa para obter o custo exato de produção de cada tipo de produto para posterior precificação.
Desenvolvimento do Projeto: Para iniciar o projeto, estudamos detalhadamente os produtos do cliente para elaborar a Estrutura do Produto, com as características de cada produto que entra na linha de produção. Compreendido o produto, o próximo passo foi, por meio de Entrevistas, Coleta e Análise de Informações, estruturar o Fluxo de Materiais e o Fluxo de Informações nos processos produtivos. Por meio destes, ficaram claros e validados os processos pelos quais os materiais e a informação percorrem na produção.
Isso foi necessário para obter o tempo total de cada produto em cada etapa do processo de fabricação. Essas informações foram posteriormente tabuladas, analisadas e serviram de subsídio para o desenvolvimento da ferramenta de controle de custos por tipo de produto.
Neste projeto, embora o foco fosse a obtenção da ferramenta de controle de custos, ao nos deparamos com pontos de controle necessários, desperdícios e gargalos produtivos, íamos propondo e planejando a implementação de melhorias. Essa proposição foi realizada por meio de um Plano de Melhorias na Produção que focava em aumento de controle, aumento de produtividade e planejamento da produção. De posse deste, foram implementadas ações de curto prazo e planejadas as de médio e longo prazo.
Com dados reais e históricos, analisamos, também, questões como produtividade, perdas, ociosidade e capacidade produtiva. Todos esses valores foram bastante elucidativos com relação ao que de fato ocorria na produção do cliente. No decorrer do projeto, o cliente pôde comparar os valores calculados de capacidade instalada com os valores medidos de produtividade alcançada mensalmente. Essa comparação trouxe controle ao processo, colocação de metas realísticas e possibilidade de medição dos efeitos das melhorias implementadas.
Já no primeiro mês dessas medições, o cliente averiguou que, com o controle e as metas, cessou a contratação de horas extras e aumentou o volume produzido em sua planta.
Com todos esses dados, compreendendo detalhadamente o produto e os processos produtivos, nossa equipe programou uma ferramenta para controle de produto, exclusiva para o cliente, que calcula os custos unitários diretos e indiretos de produção de cada tipo de produto orçado versus realizado.
Resultados:Anteriormente ao projeto, nosso cliente controlava empiricamente apenas 10 tipos de produtos. Com a ferramenta desenvolvida neste projeto passaram a controlar 3.072 tipos de produtos em segundos.
Por obter o custo de produção em segundos, a orçamentação da empresa passou de dias para questão de menos de 1 hora, dispendidas somente para formalização de proposta comercial.
Como resultado do controle de produção implementado, nosso cliente não necessitou mais de contratação de horas extras aumentando a produtividade no turno de trabalho, o que reduziu os gastos com pessoal.
Os objetivos iniciais do projeto foram alcançamos com êxito, uma vez que o cliente passou a ter:
• Estrutura do produto definida;
• Fluxo de materiais e informação nos processos produtivos para controle, treinamento e melhorias;
• Análise de produtividade x capacidade instalada;
• Identificação dos Pontos de Controle Atuais, definição dos Pontos de Controle Necessários e Identificação de Desperdícios e Gargalos Produtivos;
• Plano de melhoria de produção;
• Processo de controle de uso e desperdícios de insumos; e, como foco inicial;
• Ferramenta de controle de custos unitários de produção de cada tipo de produto ofertado.



Entre em Contato